Começa hoje, em Pirenópolis, o 2° Seminário Internacional de Energias Renováveis

2° Seminário Internacional de Energias Renováveis

O evento será na cidade de Pirenópolis, no Câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e contará com a presença de representantes de órgãos de pesquisa, empresários e agentes políticos.O Fórum Permanente de Energia Renovável da Alego é presidido pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que também está à frente da Comissão de Minas e Energia, e preparou para o evento uma extensa programação com nomes nacionais e internacionais ligados ao setor.

O painel de abertura, às 10 horas, desta quarta-feira, denominado "Colocando Goiás na rota da Ciência, Tecnologia e Inovação em Energia Renovável", contará com a presença do senador Vanderlan Cardoso (Progressistas), do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Rocha Lima, além do presidente do fórum.

Em seguida, empresas e universidades da União Europeia marcam presença, quando serão abordadas oportunidades de inovação em energia renovável. Johanna Haunschild, analista do Fraunhofer Institute e coordenadora da ENRICH Brazil, ministra palestra às 10h30. Na sequência, Béla Kardon, Chief Scientific Officer da RCISD, da Hungria, às 11 horas, irá abordar a promoção da inovação regional por meio da cooperação universidade-empresa-governo: o caso da RCISD na Hungria.

O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Energias Renováveis e Biocombustíveis será apresentado às 11 horas, pelo representante da Coordenação-Geral de Estratégias e Negócios (CGEN) do MCTIC.

No período vespertino, às 13h45, será o momento oportuno para a prospecção de projetos de inovação em energia renovável com organizações locais e internacionais: ideias e estratégias de implementação para Goiás, será o tema tratado por Filipe Cassapo, gerente do Centro Internacional de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e coordenador da ENRICH Brazil.

Na sequência, às 14h45 serão apresentados casos de sucesso de projetos inovadores em energia renovável desenvolvidos por empresas do setor elétrico goiano em colaboração com universidades e governos. Participarão do painel: Renato Marques Cabral, gerente de Serviços e Suporte Tecnológico de Furnas; Matheus Amorim, diretor Comercial da Engie; e Bruno Cecchetti, diretor de Tecnologia de Rede e Inovação da Enel Brasil.

Entre 16 e 18 horas, serão apresentadas por Christian Belt, gerente de Projetos no Brasil - ME-LE Brasil Energia; Walter di Mastrogirolamo, diretor Industrial da Cerradinho Bio; e Marco Antonio Juliatto, coordenador do Programa Energif, para tratar de tendências e casos de inovação colaborativa em biocombustíveis, biogás e energia solar.

Ecossistema goiano

Nos painéis da quinta-feira, 12, das 8 às 10 horas, será abordado o desenvolvimento do ecossistema goiano de inovação em energia renovável, com a participação do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil; do professor e pesquisador da UFG Marcelo Ferreira Tete; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira; e da coordenadora do Fórum Permanente de Energia Renovável da Alego, Danúsia Arantes.

No período de 10h20 às 12 horas, Flávia Consoni, professora do Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp-SP) e coordenadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (Leve); Fernando Fontes, coordenador de Componente do Programa (Promob-e) da Sistemas de Propulsão Eficiente; Christiano Blume, consultor da CBlume Conectividade e Estratégia; e Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios – BYDl, tratam de tendências, oportunidades e casos de inovação em eletromobilidade. No período de 12 às 12h30, será apresentada a genda de ações para impulsionar projetos de P&D e inovação em energia renovável no estado de Goiás, pela coordenadora do fórum.

Fonte: Alego.

Deixe seu comentário!