Outubro Rosa chegou! Conheça essa campanha

Outubro chegou e com ele, como de costume, começa a campanha internacional de combate ao câncer de mama. O movimento busca chamar atenção para o atual cenário do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Todos os anos a história se repete, mas você conhece a história por traz do Outubro Rosa?

A cor se refere simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população, empresas e entidades. O movimento teve origem nos Estados Unidos, quando alguns Estados sempre realizavam ações isoladas na briga contra a doença, algo que normalmente ocorria no em outubro. Com o tempo, o Congresso Americano oficializou esse mês como o mês nacional de combate ao câncer de mama.

O que se sabe é que o Outubro Rosa remota à década de 1990, quando um laço cor-de-rosa, fabricado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, começou a ser distribuído aos participantes em Nova York, na primeira Corrida pela Cura. A partir dessa data o evento começou a ser promovido anualmente na cidade.

No ano de 1997, as cidades americanas de Yuba e Lodi, efetivamente iniciaram as fomentações voltadas a prevenção do câncer de mama, intitulada Outubro Rosa. No começo as cidades eram enfeitadas com laços rosas, especialmente em locais públicos.

Com o tempo surgiu eventos como corridas, desfile de moda com sobreviventes da doença, partidas e boliche e outras ações grupais. Mais tarde, veio a ideia de iluminar com luz rosa monumentos, prédios públicos, pontes e outros edifícios.

 O objetivo era fazer com que o Outubro Rosa se expandisse a ponto de alcançar o maior número de pessoas possível. Atualmente a causa já ganhou vários lugares pelo mundo e hoje o Outubro Rosa é popularmente conhecido por uma boa causa.

Deixe seu comentário!