Heelj promove ações em escolas, abrigos e instituições em Pirenópolis

Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime

Em seu trabalho de expansão do foco em humanização, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj) iniciou novas ações do Projeto Heelj Mais Perto de Você em 2020. As equipes de psicologia e nutrição da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em Pirenópolis visitaram a Instituição Esquadrão Resgate, em Planalmira; o Abrigo São Vicente de Paula, a Escola Estadual Santo Agostinho e o Centro de Educação e Período Integral Professor Ermano da Conceição.

Segundo a coordenadora da Humanização do Heelj, Gisela Jayme, atender lugares como o abrigo é para um melhor acolhimento à saúde dos idosos e aos cuidados com o processo de envelhecimento. “O trabalho é gratificante”, definiu. “A expectativa é que as escolas e instituições estejam abertos para nos receber”, acrescentou ao lembrar que “a humanização do atendimento começa no hospital, mas iremos estender para toda a comunidade, no sentido de promover um atendimento seguro e de qualidade”.

Para a psicóloga do Heelj, Simone Rosa, a psicologia, junto com a humanização e nutrição, tem a proposta de acolher e amparar as pessoas, principalmente em situações de vulnerabilidade. “Unimos para fazermos um serviço de acolhimento, para fortalecimento das emoções e da saúde psíquica desses pacientes”, relatou Simone.

Esquadrão Resgate

Todos os anos, o Heelj promove visitas à Instituição Esquadrão Resgate, em Planalmira, povoado próximo a Pirenópolis. O local atende cerca de 50 internos com problemas de dependência de drogas e álcool. De acordo com Simone, a intenção é levar acolhimento por meio de palestras e dinâmicas.

“Quando a impotência é acolhida, passa a ser um ato de potência, então humanizar esse atendimento, promovendo reflexões sobre a vida, pode, sim, promover mudanças de comportamento”, declarou a psicóloga.

Para o coordenador da instituição, Edicarlos Almeida do Nascimento, esse tipo de parceria estimula os internos, promovendo o cuidado. Ele também elogiou o atendimento do Heelj. “Os nossos acolhidos não se sentem discriminados, eles sabem que, no hospital, estão sendo amparados e resguardados pelo sistema de saúde. Isso favorece o nosso trabalho e a recuperação dos internos”, pontuou.

Atendimento às escolas

Durante as visitas às escolas, foram realizadas rodas de conversa e atendimento com a psicóloga Simone Rosa; e avaliação nutricional, com o nutricionista Marcos Antônio Feitosa. Segundo a diretora do Centro de Educação e Período Integral Professor Ermano da Conceição, Juscelia da Trindade Silva Santos, a ação contribui para o aprendizado dos alunos, com resultados de médio e longo prazos.

“Esta ação fortalece o trabalho dentro da sala de aula, com os nossos professores. Não é uma ação isolada, ela agrega os conhecimentos da área da nutrição e psicologia com aquilo que a escola precisa para trazer um resultado de excelência”, afirmou a psicóloga.

O Heelj Mais Perto de Você terá continuidade durante todo o ano, e em todos os lugares serão beneficiados com atendimento e orientações nutricionais, roda de conversa com a psicóloga e uma atenção especial da humanização, no sentido de dar atenção e carinho.

Brenno Sarques (texto e foto)/IBGH

Deixe seu comentário!