Pirenópolis receberá Eco Resort sustentável

A Pousada Quinta Santa Bárbara, que é famosa por possuir a maior área verde do Centro Histórico de Pirenópolis, será transformada em um eco resort sustentável. O projeto busca respeitar a cultura e o conjunto arquitetônico pirenopolino em união com a preservação do meio ambiente.

O projeto promete valorizar o conjunto arquitetônico de Pirenópolis e preservar as belezas naturais da cidade. Os apartamentos, de um ou dois quartos, serão feitos com base na arquitetura colonial da cidade, com elementos contemporâneos. Dos 60 mil m², que constitui o terreno da pousada, apenas 10% será ocupado por construções e 30 mil m² serão destinados à vegetação, incluindo uma área de preservação permanente (APP); ao todo 72% do terreno será de área permeável.

A proposta de sustentabilidade do eco resort inclui o aproveitamento de águas, uso de energia solar e o tratamento de todo o esgoto produzido pelo resort. De acordo com o projeto, as águas cinzas (provenientes de chuveiros e lavatórios) serão tratadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do próprio resort e serão utilizadas para molhar jardim, lavar calçadas e abastecer as bacias sanitárias. Já as águas negras (com resíduos orgânicos) serão tratadas e usada como adubo.

Os apartamentos serão comercializados na modalidade de fração imobiliária, em que a unidade é vendida para mais de uma pessoa. Como explica a diretora comercial, Adriana Chaud: “No caso da Quinta Santa Bárbara são 12 proprietários, cada um com uma fração que dá direito a quatro semanadas por ano. Nessas quatro semanas o empreendimento é seu. Você pode alugar, emprestar para quem você quiser, pode ser usado da forma como quiser”.

Pirenópolis receberá Eco Resort sustentávelAlém de contar com a proximidade do centro histórico com suas áreas de lazer, os hóspedes do Eco Resort Quinta Santa Bárbara terão direito a uma estrutura de lazer completa, que inclui praça de eventos, redários, piscinas aquecidas, hidromassagem, toboágua, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, fitness, salão de jogos, sauna, pista de caminhada, lago contemplativo, restaurante e salão de eventos.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela BSA, respeitando todas as exigências do IPHAN. O Quinta Santa Bárbara Eco Resort é uma realização das empresas B3 Incorporadora e Construtora, Quintas Empreendimentos Turísticos LTDA, JVG Investimentos, Procen Engenharia e New Time Administração e Marketing. A administração do complexo ficará a cargo da B3 Hotels. Entre os associados desse projeto está a RCI - empresa líder mundial em intercâmbio de férias integra o grupo Wyndham Worldwide, uma das maiores empresas do mundo na indústria hoteleira.

Está previsto para hoje, 23, a abertura da sala de vendas na Rua do Bonfim, no Centro Histórico. O lançamento oficial do Eco Resort Quinta Santa Bárbara será em setembro deste ano. As obras de infraestrutura do terreno, como também a captação e escoamento da água pluvial no local, começará em julho e devem levar aproximadamente um ano. O início das obras de edificações está previstas para 2017 e o início das operações está previsto para 2020.

Inaugurada durante os anos 1980, a Pousada Quinta Santa Bárbara é muito cobiçada pelos turistas graças a sua localização e área de lazer em meio a vegetação. Teve suas atividades interrompidas em maio de 2015 para dar espaço  ao projeto do Eco Resort Quinta Santa Bárbara.

Deixe seu comentário!